As técnicas de prevenção da queda de cabelo são necessárias para quem não deseja sofrer de calvície ou outras doenças capilares, pois este é um problema generalizado que afeta um grande número de pessoas.
Mas, para que isso seja possível, é necessário entender como investir em soluções eficazes que tragam resultados satisfatórios.
Como resultado, você terá mais facilidade para recuperar sua autoestima e ficar satisfeito com sua aparência.
Quer ter uma compreensão mais profunda sobre isso? Continue lendo o artigo para aprender 7 dicas para acabar com a queda de cabelo.
1. Adote um modo de vida mais saudável para acabar com a queda de cabelo
Um dos problemas que contribui para a queda dos fios é a eletricidade insuficiente.
Quando não fornecemos ao nosso corpo as vitaminas e os nutrientes de que necessitamos, o corpo tende a reagir.
Consequentemente, é fundamental evitar dietas extremamente restritas que não estejam sob a supervisão de um profissional qualificado na área.
As fechaduras devem ser vistas como uma planta viva que precisa ser mantida. Ele não crescerá saudável se não receber nutrição suficiente e ficará fraco.
Quando o cabelo está esgotado de energia, aminoácidos, oxigênio, minerais e vitaminas, a mesma coisa acontece com o cabelo.
As células da raiz ficarão fracas e sem brilho como resultado disso. Isso facilita a remoção dos cabos mais facilmente.
Zinco, cálcio, selênio e ferro são minerais essenciais e devem ser obtidos de refeições ricas nesses nutrientes.
Além disso, grãos integrais, proteínas, vitaminas C e E e o complexo B contribuem para a saúde geral e a força do cabelo.
Leite, carne vermelha e mariscos são apenas alguns exemplos de nutrientes que são benéficos nesse processo.
2. Faça um investimento em produtos capilares de boa qualidade
A princípio investir em produtos capilares de alta qualidade também é uma das melhores maneiras de prevenir a queda de cabelo.
Isso se deve ao fato de que a chapinha e algumas substâncias químicas são conhecidas por causar danos à haste.
Por causa disso, a capacidade dos fios de conduzir eletricidade é diminuída. E, se quiser colorir o cabelo, procure produtos que não incluam amônia, pois são menos prejudiciais à fibra capilar. As máscaras capilares também são outros itens importantes para acabar com a queda de cabelo.
Você não deve confiar neles diariamente. Isso se deve ao fato de tornar o cabelo mais pesado, o que contribui para que ele caia. Isso significa que entre uma e duas vezes por semana é a frequência de uso sugerida.
Além disso, é importante evitar adicionar itens gordurosos ao cabelo, pois isso fará com que eles pareçam opacos, desconfortáveis e desagradáveis aos olhos.
A opção mais ideal para quem tem a haste muito oleosa é evitar o uso de componentes que contenham óleo, silicone ou resíduos em sua composição. O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas do cabelo.
Por isso, na hora de selecionar os produtos, prefira aqueles que foram desenvolvidos especificamente para o seu tipo de fibra capilar.
Consequentemente, o shampoo será capaz de aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo, ao mesmo tempo em que estimula o crescimento saudável da fibra capilar.
Dessa forma, o condicionador irá reabastecer o óleo do caule que foi lavado no processo de lavagem.
3. Evite procedimentos que possam causar danos aos fios para acabar com a queda de cabelo
A princípio evitar tratamentos que danificam os cabelos, como lavá-los todos os dias da semana com água extremamente quente, é outro método de prevenção da queda de cabelo. Idealmente, as mechas devem ser lavadas em dias alternados a uma temperatura de aproximadamente 25 graus Celsius em média.
Com isso, é possível reduzir o desgaste causado pelo excesso de água e evitar o acúmulo de sujeira.
Usar o pincel incorreto também pode fazer com que o indivíduo exiba a queda dos destaques de maneira pouco lisonjeira. Isso ocorre como resultado da fibra capilar ser danificada e parecer quebradiça ao longo do tempo.
Por isso, usar escovas com bolas de massagem nas pontas dos fios é o método mais sugerido para desembaraçar os cabelos, pois oferecem maior proteção aos fios e, ao mesmo tempo, proporcionam maior leveza.
4. Mantenha a saúde do seu couro cabeludo
A princípio quando as raízes do cabelo são fortes, toda a fibra capilar fica mais forte como resultado.
Ao passo que preste atenção na aparência do seu couro cabeludo, incluindo descamação, caspa e produção excessiva de óleo, entre outras coisas.
Como resultado dessas e de outras circunstâncias, o indivíduo pode sofrer queda de cabelo à medida que seus folículos capilares ficam mais fracos e perdem nutrição.
Dessa forma, preste muita atenção à condição do seu couro cabeludo. Se você descobrir que continua com as mesmas dificuldades depois de usar os produtos apropriados, verifique o caso para garantir que seja manuseado corretamente.
5. Desembaraçar os cabelos ainda no banho para acabar com a queda de cabelo
Se possível, desembaraçar o cabelo enquanto ainda estiver no banho ao usar o creme ou condicionador.
Isso evita que o cabelo fique excessivamente emaranhado quando seco, o que pode resultar em quebra ou queda quando o cabelo estiver seco.
Além disso, é fundamental desembaraçar primeiro as pontas e deixar as raízes por último, pois isso ajudará a evitar que ocorra a queda de cabelo futura.
6. Faça uma pausa nos procedimentos químicos
Os métodos químicos também podem representar uma ameaça, principalmente para aqueles com cabelos mais delicados.
Ao passo que se você usa escova progressiva, coloração ou outras técnicas dessa natureza regularmente, o melhor é tratar o cabelo com tratamentos hidratantes uma semana antes para ajudar a reduzir os danos aos fios e deixá-los mais manejáveis.
Dessa forma, se você perceber que os fios estão caindo mais após a química, pare de realizar essas operações por um curto período de tempo para conseguir acabar com a queda de cabelo que pode surgir.
7. Procure atendimento médico quando necessário para acabar com a queda de cabelo
Antes de tudo você deve procurar atendimento médico se descobrir que seu cabelo está caindo com mais frequência do que o normal em lugares como sofá, travesseiro e outras partes de sua casa.
A queda de cabelo é causada por uma variedade de condições, sendo as mais comuns eczema, psoríase do couro cabeludo, queda de cabelo areata, tricotilomania e alopecia por tração, entre outras.
Um especialista competente no campo da medicina é necessário para um diagnóstico preciso e tratamento especializado, no entanto, para que um diagnóstico preciso e uma terapia especializada possam ser fornecidos.
Se você tiver queda de cabelo, seu médico pode recomendar que você use um medicamento tópico que contenha Minoxidil, que é um vasodilatador, para ajudar a tratá-lo. Tem a capacidade de estimular a fase de desenvolvimento do cabelo, razão pela qual é altamente recomendado por especialistas para o tratamento da calvície masculina.
A finasterida, por outro lado, pode ser tomada isoladamente ou em combinação com minoxidil tópico, embora não seja recomendada para mulheres em idade fértil devido ao risco de gravidez.
Além das estratégias de prevenção da queda de cabelo e formas para acabar com a queda de cabelo que discutimos ao longo deste post, a maneira mais eficaz de determinar a origem do problema é procurar o conselho de um médico experiente no assunto.
Ele é o indivíduo mais recomendado para avaliar sua situação e determinar o tratamento mais adequado para você. Dessa forma, não deixe sua saúde para mais tarde e desfrute de mais e melhor saúde em sua vida cotidiana.
Por fim, se essa leitura sobre como acabar com a queda de cabelo tiver sido proveitosa, continue conosco para acompanhar as próximas postagens por aqui.
7 respostas