Há diversas causas que podem ser atribuídas e contribuir para a queda de cabelo em homens e mulheres.

A alopecia androgenética (calvície) é um dos tipos mais comuns de queda de cabelo, que, como o nome indica, é causada pelos genes do paciente.

Por ser uma doença crônica e progressiva, pode durar anos, ou até mesmo a vida inteira, dependendo da gravidade.

Por isso, pesquisadores estão investigando novos tratamentos com o objetivo de melhorar os resultados no combate à calvície.

Enfim, a seguir conheça tudo o que você precisa saber sobre mesoterapia capilar e sua relação no combate à calvície.

Boa leitura!

 

O que é mesoterapia capilar?

Uma nova opção terapêutica para queda de cabelo que ganhou popularidade nos últimos anos é a mesoterapia capilar, também conhecida como intradermoterapia capilar ou terapia intradérmica capilar.

A mesoterapia capilar é a infiltração de medicamentos diretamente no couro cabeludo com o auxílio de seringas e microagulhas, sendo utilizada no tratamento de diversas condições.

Além disso, o Minoxidil, finasterida, complexos vitamínicos e fatores de crescimento são apenas alguns dos medicamentos que foram usados ​​na aplicação.

Esses produtos trabalham em conjunto para aumentar o tamanho e a espessura do crescimento do cabelo.

 

Como é feito o tratamento de mesoterapia capilar?

As sessões semanais são originalmente recomendadas após um diagnóstico preciso e caracterização do tratamento de Mesoterapia capilar, mas essa frequência varia de acordo com a resposta de cada paciente.

O tratamento consiste na administração frequente de certos medicamentos para promover a circulação sanguínea diretamente no couro cabeludo, com o objetivo de acelerar o crescimento do cabelo.

Por fim, as aplicações são feitas com uma pequena seringa e não causam desconforto ao paciente.

 

Quais os benefícios da mesoterapia capilar para tratar a calvície?

A finalidade da mesoterapia capilar, que pode ser feita com seringas ou microagulhas, é penetrar além da epiderme (camada mais superficial da nossa pele), permitindo que uma maior quantidade de medicamentos ou nutrientes atinjam as camadas mais profundas da nossa pele e produzam melhor desfechos.

Consequentemente, a mesoterapia capilar é uma excelente solução para quem busca um tratamento eficaz para a queda de cabelo e calvície, pois medicamentos que antes eram administrados por via oral, assim como aqueles aplicados topicamente, têm sua eficácia aumentada quando administrados por esse método.

A técnica é rápida, levando apenas cerca de meia hora, e geralmente é recomendado que sejam realizadas pelo menos seis sessões para obter resultados satisfatórios.

O período de recuperação após a operação é geralmente curto. Além de evitar atividade física e exposição ao sol no dia da aplicação, recomenda-se evitar lavar o cabelo também nesse dia.

 

Possíveis resultados com a mesoterapia capilar

Ao contrário do tratamento oral, por envolver a administração de vitaminas e medicamentos diretamente no couro cabeludo, os efeitos podem ser tanto mais rápidos quanto mais eficazes com esse método.

Para fazer um diagnóstico preciso e determinar se o paciente tem alguma contraindicação à terapia, é necessário realizar uma consulta minuciosa que inclua anamnese (investigação clínica da história do paciente), exame físico de toda a pele, cabelos e couro cabeludo.

 

A mesoterapia é um procedimento doloroso?

A tolerância à dor de cada paciente varia; porém, em geral, o procedimento é bem tolerado pela grande maioria das pessoas.

Além de usar uma agulha muito fina, podemos administrar o anestésico de três formas diferentes: topicamente (com spray anestésico aplicado 30 a 40 minutos antes do procedimento), por via intravenosa (em áreas específicas bloqueando uma área específica antes do procedimento) ou misto na própria mistura com os outros medicamentos.

Como o processo é tão relaxante, alguns pacientes não precisam de nenhum dos três tipos de anestésicos disponíveis para esta operação.

Além disso, são necessários aproximadamente 45-60 minutos para o processo, que é dividido em três etapas: anestesia, preparo e assepsia e aplicação do próprio medicamento.

 

É possível que eu experimente algum efeito colateral após a mesoterapia capilar?

Os pacientes podem sofrer um leve desconforto quando o couro cabeludo é tocado, bem como uma leve dor de cabeça após o tratamento de mesoterapia.

Aliás, medicamentos para a dor podem ser usados ​​para aliviar esses sintomas de forma rápida e eficaz.

No entanto, um número muito pequeno de pacientes apresenta esses efeitos colaterais, que são facilmente aliviados pelo uso de analgésicos em curto prazo.

 

Posso massagear a área tratada?

É preferível não massagear a área tratada, pois o medicamento é injetado próximo ao bulbo (local onde é produzida a haste capilar) e queremos que o medicamento permaneça em contato com essa área do folículo o maior tempo possível. 

Além disso, massageie a área tratada somente quando for absolutamente necessário, isso resulta em metabolização mais rápida do medicamento, fazendo com que ele permaneça em contato com o bulbo por um período de tempo menor.

 

Posso lavar o cabelo depois do tratamento?

 

Recomenda-se evitar lavar os cabelos no dia, após a aplicação, evite também  massagens vigorosas durante a lavagem pelas mesmas razões indicadas anteriormente.

Como a alta temperatura pode espalhar o medicamento ou diminuir sua eficácia, também é importante ter cuidado ao usar o secador.

 

Quais substâncias são usadas na mesoterapia capilar?

A mesoterapia tem uma ampla gama de opções de aplicação, que vão desde a administração de medicamentos como finasterida, dutasterida e minoxidil, até a controle do uso de vitaminas como biotina e D-Pantenol, até a administração de produtos químicos anti-inflamatórios.

 

Indicações

A mesoterapia capilar é recomendada para homens e mulheres que apresentam queda de cabelo persistente como resultado de deficiências nutricionais, cuidados capilares inadequados, estresse ou até mesmo razões genéticas, como é o caso da alopecia areata (alopecia areata).

Este método é um meio para quem não viu os resultados do tratamento oral ou que não prefere fazer o tratamento oral para parar a queda de cabelo. 

Mas, primeiramente antes de qualquer recomendação da mesoterapia capilar, o dermatologista deve examinar o couro cabeludo do paciente para determinar a extensão da calvície e se a raiz do cabelo está morta ou não, caso em que a operação não é recomendada.

A mesoterapia não é recomendada para mulheres grávidas ou amamentando, ou para quem é alérgico a qualquer um dos ingredientes usados no tratamento.

 

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões necessárias irá variar dependendo da causa da queda de cabelo e da circunstância clínica do paciente a ser tratado. O processo e os cuidados posteriores são os mesmos da mesoterapia para depilação.

 

Quanto custa a mesoterapia capilar?

Uma consulta médica contribuirá para definir o valor da mesoterapia capilar, pois somente por meio da consulta médica será revelado as causas da calvície ou mesmo da queda de cabelo, com isso o profissional da saúde será capaz de decidir como vai ser o procedimento mesoterapia capilar e o seu custo. 


Há alguma contraindicação?

A princípio qualquer procedimento não pode ser realizado em um paciente até que ele tenha uma avaliação médica. 

Ao contrário da crença popular, não há contraindicações ou efeitos adversos conhecidos associados a ativos específicos utilizados na mesoterapia capilar. 

Além disso, a mesoterapia pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, não havendo restrição de idade para esse procedimento (conforme avaliação médica).

Por fim, se essa leitura sobre mesoterapia capilar tiver sido proveitosa, continue conosco para acompanhar as próximas postagens por aqui. 

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *